Twinings Earl Grey

Twinings Earl Grey

Twinings Earl Grey

 

Descrição: Chá preto aromatizado com Bergamota
Origem: Reino Unido

Ingredientes:
Chá preto: 97%
Aromas: 3%

Tempo de infusão: 3 a 5 minutos
Preço: R$ 17,07 com 25 sachets

Os Earl Grey são de longe os meus preferidos. Desde que consigo me lembrar. Já tinha algum tempo que eu não comprava o clássico Earl Grey da Twinings, uma heresia, confesso.  Aproveitando a excelente disponibilidade da linha Twinings no empório aqui perto do escritório, dei uma renovada no meu pool de chás e, consequentemente, adquiri material novo e alguns bons motivos para ressucitar o meu blog.

As últimas caixas de Earl Grey da Twinings que eu ainda tinha ainda eram do sabor anterior, antes da reformulação da embalagem e da fórmula. Não me perguntem quando esta reformulação aconteceu, não sei dizer. Sei que foi para pior.

OK, nenhum chá que carregue o nome “Earl Grey” pode ser totalmente ruim. Até quando é ruim, é bom. O problema é que quando se trata de um Twinings, a expectativa é grande, e a reformulação feita realmente deixou a desejar.

Após infusão de 3 minutos, o mínimo recomendado na embalgem , a cor é de média para escura, quase a cor de um Cognac envelhecido, brilhante, dá a impressão de um chá possante e encorpado. Engana muito bem.

O chá  tem mais cor do que copro, que é de leve para médio, causando até que alguma satisfação. O paladar, apesar de encher a boca, é plano e sem nenhuma nota perceptivel, um chá preto simples. A bergamota aparece com uma acidez leve nos lados da língua, agradável, e também em um retrogosto timido, de um cítrico apagado e que passa rápido.

O aroma, assim como a cor, é melhor que a performance do chá. Um aroma de pouca potência, alguma coisa de fermento ou pão fresco muito, muito de leve, com a bergamota aparecendo em um cítrico suave, mais pronunciado, mais agudo do que o sabor.

A reformulação feita pela Twinings é muito inferior à versão anterio, que era mais encorpada, com sabor mais cheio, até maltado, com os aromas de bergamota mais proeminentes, mais adstringente, com um retrogosto persistente, que era o meu “benchmark” para todos os Earl Grey.

Deixou a desejar. Em um comparativo rápido de custo-benefício, o Earl Grey da Casino, que está por menos de 5 reais, acaba sendo mais negócio.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Chá Preto

3 Respostas para “Twinings Earl Grey

  1. Anônimo

    tbém sou viciado em chá … tomo umas 7 xícaras por dia… muito bom seu blog…

  2. Raphael

    Prefiro o Melrose Earl Grey, que a bergamota é mais proeminente, a cor é mais intensa e tem um aroma mais frutado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s